twitter


ABRAÇOS E BEIJOS DA DONA EMAIL

NOS PRIMÓRDIOS DA IRRESISTÍVEL ERA DIGITAL, O DESEMBARGADOR FEDERAL FLÁVIO ROSTIROLA FOI SURPREENDIDO PELO RECADO DA SECRETÁRIA: " O PRESIDENTE VAI LHE MANDAR UMA MENSAGEM PELA DONA EMAIL." 
NÃO ERA UMA IRONIA. FOI PRECISO EXPLICAR O QUE ERA UM E-MAIL. HOJE, A "DONA EMAIL" É A SENHORA DO DESTINO DE QUASE TODOS NÓS. ESTÃO ACABANDO AS CARTAS, OS BILHETES E OS CARTÕES DE MENSAGENS.
NUMA ÉPOCA DE MUITOS AFAZERES, LENTOS DESLOCAMENTOS NO TRÂNSITO SATURADO, POUCO TEMPO PARA O CONVÍVIO, A RAPIDEZ DO E-MAIL SALVA EMPREGOS, AMIZADES E CASAMENTOS. 
JÁ O DESAFIO DO TWITTER PARECIA INTRANSPONÍVEL: UM MÁXIMO DE 140 TOQUES POR MENSAGEM. RAPIDAMENTE, NO ENTANTO, TRANSFORMOU-SE NUM PRÁTICO MEIO DE DIVULGAÇÃO, DE GRANDE EFICÁCIA E ABRANGÊNCIA, COM MILHÕES DE SEGUIDORES. 
EM 140 TOQUES AS PESSOAS ANUNCIAM OS FEITOS E DEFEITOS.
CERTA VEZ, NUMA APRESENTAÇÃO NA AULA DE LITERATURA, NO COLÉGIO, ME ATRAPALHEI COM REDUNDÂNCIAS E GAGUEJEI UM PEDIDO DE DESCULPAS: " ME FALTAM PALAVRAS..." O PROFESSOR SORRIU IMPLACÁVEL: " NÃO. NÃO FALTAM PALAVRAS. FALTAM IDEIAS." SÓ COM BOAS OU MÁS IDEIAS É POSSÍVEL PRODUZIR UM TEXTO CONCISO, USANDO UM MÍNIMO DE PALAVRAS E UM MÁXIMO DE PRECISÃO.
POR CERTO, A VIRTUDE DA CONCISÃO NÃO É TAREFA RÁPIDA. E O PADRE ANTÔNIO VIEIRA SABIA DISSO QUANDO REDIGIU UM LONGO RELATO AO REI DE PORTUGAL, E ENCERROU A MISSIVA COM O FAMOSO PEDIDO DE DESCULPAS: " MAJESTADE, PERDOE SE FUI LONGO. É QUE NÃO TIVE TEMPO DE SER BREVE."
ENTRETANTO, A GENTILEZA AGRADECERIA, E A CONCISÃO NÃO SE OFENDERIA, SE A DONA EMAIL MANDASSE SEUS "ABÇS" E "BJS" CORDIALMENTE POR EXTENSO.
(Baseado no texto de J.A.Pinheiro Machado - in: Jornal ZH de 08/02/2011) 

BASEADO NO TEXTO ACIMA, NUMA REDAÇÃO ENTRE 25 A 30 LINHAS, VOCÊ VAI DISSERTAR, RESPONDENDO A SEGUINTE PERGUNTA:


QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE A LINGUAGEM DA INTERNET?

 

0 comentários:

Postar um comentário